ARTIGO: Lado a lado com Ele - Lucas Christopher




Lucas Christopher
Membro do departamento de Oração e Intercessão e do Louvor

    
Olá querido(a), Shalom! Tudo bem com você? Quero te dizer que é uma honra ter você aqui! Você é muito importante para Deus e também para mim; então, vamos aprender juntos! Muitas coisas o Espírito Santo tem tratado comigo, uma delas é que Ele não está apenas dentro, mas sim, em toda parte. Na caminhada da vida convivemos com vários tipos de pessoas e estamos sujeitos a diversos pensamentos, sentimentos, ações e intenções. Vivemos um turbilhão de sensações todos os dias, muitos em rotinas, outros inovando “aqui ou ali”. Pode ser que algum dia estejamos desmotivados, sem esperanças e enganados pelo mal. Nessas situações, o que fazer?

    Se você é uma pessoa que esquece de quem Deus é na sua vida em meio as tribulações, esse artigo é para você. Se não, esse artigo também é para você. Pare e pense: Quando foi a última vez que você desejou um “bom dia” ao Espírito Santo ou se arrumou especialmente para Ele? Quando foi a última vez que você fez uma declaração de amor para Ele? E hoje, o que você fez com Ele? Com base nessas perguntas, quero te trazer a consciência de que Ele está aqui, e por isso podemos nos relacionar com Ele. Relacionamento significa “ato ou efeito de relacionar-se”, “capacidade de conviver bem com os seus semelhantes”. Todo ser humano tem uma vida social, e algo que concluímos é: você se relaciona com quem te faz bem, não é? Se a sua resposta foi “sim” (se a sua resposta foi não, quero orar por você), porque esquecemos das coisas do alto que nos fazem bem? Em meio a essas perguntas, quero discorrer com você algumas coisas.
     
E disse Deus: “Façamos o ser humano à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. [...] Assim Deus criou o ser humano à sua imagem, a imagem de Deus o criou; homem e mulher e os criou. E Deus os abençoou [...]” (Gênesis 1:26-27).

     O propósito da criação do ser humano é para que tenha uma vida de louvor e adoração a Deus, um relacionamento diário e saudável com Ele. Deus nos criou à Sua imagem e semelhança para que pudéssemos conviver muito bem com Ele e isso é tão real que até o dicionário nos ajuda! No momento que as tribulações “batem a nossa porta”, dizendo: “você não é grande o suficiente para me vencer”; se você tomar essa mensagem como verdade, passará a ser sustentado por essa mentira e com isso vai esquecer de quem você é, de quem Deus é na sua vida e do seu relacionamento com Ele. Entenda que as circunstâncias vão querer roubar de você, principalmente, três coisas: a alegria, a fé e o amor.
“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei”. (Gálatas 5:22-23 - versão NVI).
      Primeiro, a alegria. A alegria é o fruto do Espírito, é a posição de quem já venceu! Se as circunstâncias roubam sua alegria, você não tem ânimo para relacionar-se, e um relacionamento sem alegria, é frio, é normal. Deus não é normal! Em Hebreus 11 fala que “A fé é a certeza de coisas que se esperam, convicção de fatos que não se veem”. Se você perde a sua fé em Deus, sua esperança em Cristo é morta (Colossenses 1:27b) e você passa a desagradar a Deus (leia Hebreus 11:6). Sem fé, você não enxerga o caráter de Deus, que é amor, fidelidade... Sem fé, você passa a discordar com o que Deus diz a seu respeito. E por último, o amor. O mais sublime fruto (I Coríntios 13:13). Sem amor você não consegue se relacionar com Deus, pois sem amor a comunhão, a busca pela intimidade e a intensidade, se vão.

    Em qualquer tipo de relacionamento é necessário amor, cumplicidade, seriedade, compartilhamento. Duas pessoas mostram defeitos, qualidades e ambas buscam evoluir juntas. Da mesma forma é nosso relacionamento com Deus: não devemos apenas viver em relances com Ele, devemos estabelecer um elo forte com o Noivo. Seu relacionamento com Deus só depende de você, pois a parte Dele já foi feita e Ele sempre está dispondo o melhor para nós. Então, uma via do relacionamento está estabelecida; contudo, a sua via precisa ser construída, para que você goze por completo das bênçãos do Senhor.

     Deus quer compartilhar com você os Seus pensamentos e planos para que você viva uma vida vitoriosa aqui nesta Terra (Jeremias 29:11 e Isaías 55:8-9). Deus é o mais interessado no teu sucesso! Cristo vive, e por isso podemos crer no amanhã! Quando mantemos nosso relacionamento com Deus blindado, as circunstâncias não desviam nossa visão, passamos a ter um “hiper foco” nas coisas do alto e sabemos que nada nos separa de Seu amor (leia Romanos 8:35-39). Entenda que seu relacionamento para com Deus é de filho para Pai; com Cristo, de irmão mais novo para irmão mais velho; com o Espírito Santo, de amigo para amigo (e que Ele seja o teu amigo mais íntimo!). Perceba que quando permitimos que as vozes desse mundo falem mais alto que a voz de Deus, estamos sujando nossa intimidade com Ele e assim, o nosso relacionamento com Ele acaba se desgastando.
     
     Há um pilar fundamental para você blindar seu relacionamento com Ele. Considere a comunhão, a intimidade e a intensidade. A comunhão te leva à posição de alegria, de conhecer as afeições do Senhor por você; já a intimidade, te faz adentrar nas profundezas dos pensamentos de Deus e a intensidade aviva seu relacionamento com Ele. Quando falta comunhão, falta harmonia; quando falta intimidade, chega desinteresse; quando falta intensidade, chega a frieza. Não deixe a intensa chama do Espírito apagar dentro de você, você é filho de um Deus grande, você é grande!

     Por fim, quero te dizer que não importa como você está hoje, importa qual o teu desejo de falar com Ele hoje. Atente a voz do Senhor, não cale a sua alma, mas incline-a para as coisas do alto. Ele está aí dentro de você e também, especialmente, ao seu lado. Seja de joelhos, em pé, andando... Se importe de estar lado a lado com Ele, compartilhando de toda a sua vida. Termino com uma frase que marcou a minha vida: “Eu não vou parar, gastarei a minha vida aos Teus pés” (Alessandro Vilas Boas). Tenha um dia de paz, amado(a)! Que Deus continue nos abençoando!

Pages