ARTIGO: Orando guiado pelo Espírito - Lucas Marcelino




Lucas Marcelino
Membro do Departamento de Oração e Intercessão 


    As nossas orações têm uma grande importância para o que Deus quer fazer nestes últimos dias. Ele espera que cooperemos para aquilo que já está nos céus se manifeste aqui na terra. Como? Em oração. Vemos várias pessoas na bíblia, falando do último e grande avivamento, mas eu posso te dizer que, nenhum avivamento acontecerá sem antes ter sido gerado em oração. 

    
   Charles Spurgeon fala: “Sempre que Deus deseja realizar algo, Ele convoca o seu povo para orar.” Por quê Ele faz isso? Porque nosso Deus é um Deus superlativo. Tudo que Ele faz é grande, e quando algo é grande, também há uma grande preparação. Quanto maior a glória, maior a preparação. Você pode se perguntar: Como é feita essa preparação? Em oração. Mas você pode dizer: “Ah, mas eu não sei orar.” “Não sou bom nisso”. Em Isaías 65:24 diz: “Antes de clamarem, eu responderei; ainda não estarão falando, e eu os ouvirei.” Então calma! Orar está muito mais relacionado com a sinceridade do seu coração e não com um padrão e palavras bonitas.
    É possível orar sendo guiado por Ele. Então mesmo que você não saiba como orar, confie no Espírito Santo. A nossa mente natural tem um limite, ela pode ir só até certo ponto, e esse ponto é o que nós sabemos ou achamos que devemos fazer. Mas o Espírito Santo é ilimitado! Quando oramos no Espírito não oramos a nossa própria vontade, mas a Vontade de Deus, e isso nos faz ir mais longe e mais fundo nele. Queira ter sempre as suas orações guiadas pelo Espírito, porque é diferente, não é uma coisa seca, mas aquilo flui de você com facilidade e você não quer parar. 
    Mas o que é primeiro orar no Espírito? A resposta está em 1 Coríntios 14:2 que diz: “Pois quem fala outras línguas (ou línguas estranhas, em algumas versões) não fala a homens, senão a Deus, visto que ninguém o entende, e em espírito fala mistérios”Orar em línguas não é algo que fazemos com nosso entendimento, mas o nosso espírito que está orando (“Porque, se eu orar em outra língua, o meu espírito ora de fato, mas a minha mente fica infrutífera”). Então são expressões vocais, em uma língua que lhe é desconhecida e, às vezes, por meio de gemidos, que passam por seus lábios. 
    Em Romanos 8: 26 diz: “Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossas fraquezas; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.” Essa palavra fraqueza significa nossa incapacidade de obter resultados. E gemido inexprimível significa sons que não conseguimos emitir em uma língua ou idioma. Ou seja, o Espírito Santo vai nos ajudar nas nossas incapacidades de obter algum resultado com expressões que não podem ser expressas em um idioma. 
    Algumas vezes você vai entender o que fazer, como seguir, como orar com o entendimento, outras vezes não, mas o Espírito Santo compreende tudo. Aprenda a confiar nele. Ore em línguas! Só porque você não está entendendo, não quer dizer que não está obtendo algum resultado. Quando você deixa o Espírito te guiar em oração, você gerará e atrairá coisas que vão acontecer no futuro. Quando você ora guiado pelo Espírito você recebe informações privilegiadas. O Espírito Santo é o mais capacitado para lhe ajudar, confie nele e você sempre vai obter resultados, e na maioria das vezes esses resultados são espantosos!

Pages